Psicologia Positiva
A Psicologia Positiva foi criada pelo Dr. Martin Seligman, que percebeu que era possível que as pessoas se tornassem mais felizes por intermédio de tarefas, pensamentos, atitudes no seu dia a dia.
Que o otimismo pode ser aprendido! Que a alegria contamina!
Numa pesquisa realizada nos USA em pessoas consideradas felizes, descobriram-se características muito importantes.
Estas pessoas tinham uma saúde melhor, adoeciam menos e quando adoeciam curavam-se mais rápido.
Eram pessoas mais bem sucedidas nos seus trabalhos, e para além disso tinham relacionamentos estáveis, amigos e famílias harmoniosas.
A partir deste estudo, foram-se desenvolvendo teorias e tarefas relacionadas com a felicidade, que ajudavam pessoas que apresentavam quadros de tristeza ou depressão, a tornarem-se mais otimistas e felizes.
O trabalho da psicologia positiva é feito através de prescrição de tarefas que, feitas com regularidade, potenciam a felicidade, a gratidão e o bem-estar, atuando na mudança da nossa perspectiva acerca do que nos acontece.
A Psicologia Positiva não transforma coisas más em boas, apenas ensina a sentir e viver momentos difíceis, tirando o melhor partido das situações através do trabalho de pensamentos positivos.
Não é deixar de viver os momentos de tristeza, tentando atingir uma felicidade utópica, é apenas praticar o otimismo sem ignorar os nossos sentimentos.